Close

João Fernandes

João
Fernandes

Sobre

João Fernandes ficou conhecido aos nove anos de idade, pelo personagem ‘Amarit’, de Caminho das Índias (2009). Passou a integrar o time de atores da Agência Sagarana sendo comandado pelo agente Dell Santhos.

Fernandes integrou também o elenco de Escrito nas Estrelas, Cordel Encantando, Avenida Brasil e Joia Rara (todas da TV Globo) que lhe rendeu o prêmio de melhor ator mirim da Revista Contigo. O intérprete passou também por outras emissoras. Esbanjando versatilidade, aos 19 anos esteve em três longas-metragens como o filme ‘De pernas para o ar’.

E atuou em espetáculos teatrais para todos os públicos. Jõao estará na próxima novela das 19h “O Tempo não Para”, dando vida ao personagem Gabiru: Na TV globo. Ele é um dos protagonistas do sucesso 1 Contra Todos da Fox.

Formação

  • Formação 001
  • Universidade 002
  • Curso 003

Trabalhos

  • Caminho das Índias;
  • Escrito nas Estrelas;
  • Cordel Encantando;
  • Avenida Brasil;
  • Joia Rara;
  • De pernas para o ar;
  • O Tempo não Para

Fotos & Vídeos

No ar em “Malhação”, João Fernandes, aos 20 anos, mostra seu foco na carreira de ator e já aposta em trabalhos futuros de direção no cinema

Ele iniciou na TV com apenas 10 anos, em “Caminho das Índias” e atualmente faz parte também do elenco de “1 Contra Todos”, na Fox. Na vida pessoal, se prepara para a aventura de se tornar papai de primeira viagem do pequeno Nicolas.

Há 10 anos na TV, João Fernandes, vive atualmente uma “virada” positiva na carreira e também fora das telinhas. Aos 20 anos, ele, que começou ainda como criança no horário nobre em “Caminho das Índias” (2009) e passou por diversos trabalhos em novelas, cinema e teatro, está brilhando em “Malhação – Toda Forma de Amar” com o personagem Tadeu. Na vida pessoal, namorando há um ano a também atriz Mabel, o ator se prepara para a aventura de ser papai de primeira viagem. O pequeno Nícolas nasce ainda no mês de julho e promete iniciar uma nova fase na vida do carioca.

O gosto pela profissão surgiu ainda muito novo para João, e foi por conta própria que ele se inscreveu para um teste, ainda criança, e escondendo da família com medo da não aprovação.

Quando eu tinha 4 anos já assistia desenhos e acreditava que eram atores que interpretavam os personagens, tinha essa noção. Depois, dos 8 para os 9 anos, um ‘caça talentos’ de uma agência apareceu no meu colégio e eu me inscrevi num teste. Na época o teste custava R$20,00 e eu pedi para o meu avô dizendo que era para comer algo na cantina. Assinei o documento e fui. Minha mãe achava que só entrava no meio artístico quem tinha parentes famosos, mas eu provei a todos que não e passei nos testes. Assim que minha família notou meu esforço se tornou minha maior apoiadora”, relembra João.

Com muitos trabalhos feitos na infância e rotulado por alguns como “ex-ator mirim”, João diz que não incomoda por ser lembrado assim, mas ressalta que veio se profissionalizando ano a ano e que a vida de artista não surgiu como um presente, mas sim com muito aprendizado.

Talvez role uma diminuição social com os atores mirins no sentido de considerar que eles estão apenas ‘experimentando’ a profissão quando pequenos e, ao crescer, resolveram não sair da zona de conforto. Mas, o que ninguém sabe, é que para se manter no meio artístico tem que ter muita força de vontade. Esses rótulos não me atingem desde que eu esteja trabalhando. Não quero me tornar ‘ex’ nada nessa vida, sempre atual”, ressalta com bom humor.

 

Fazer Malhação é um marco na carreira de todo artista’


Seguindo os passos de muitos atores que consideram “Malhação” uma grande escola para trabalhos ainda maiores, João Fernandes está bastante satisfeito e agradecido pela oportunidade de dar vida a Tadeu.

Ele fala sobre o personagem: “Agradeço muito ao diretor Adriano Melo pela oportunidade de viver esse personagem tão sem limite, sem noção e sem amor-próprio que já interpretei. Eu amo trabalhar neste produto. Fazer ‘Malhação’ é mesmo um marco na carreira de todo artista e não gostaria que fosse diferente comigo.”

 

Se comunicar com um público ‘teen’ de Malhação é também uma excelente troca para João: “Sempre disse que nós artistas somos formadores de opinião. É minha função, todos os dias, tanto nas redes sociais quanto na televisão, ser referência de personalidade e trabalho. Com os jovens é especial porque é uma galera que ainda está moldando a personalidade e entendendo as vontades e preferências. Acho que dá para estimular de uma maneira positiva pro crescimento.”

 

Outros trabalhos na TV, cinema, direção e teatro:

 

Além de “Malhação”, João Fernandes integra também o elenco de “1 Contra Todos” como um dos protagonistas, Téo. A série estreará sua quarta temporada em 2020 e já foi indicada ao Emmy Internacional como melhor série dramática.

 

Estar neste elenco é um sonho. O clima é agradável, o trabalho é muito sério e os profissionais envolvidos são os melhores. Eu fico extasiado no momento que leio os capítulos e choro assistindo”, diz o ator, que está já ansioso para o retorno da série.

 

João também está no elenco de “Querubim” no teatro, que no momento não está em cartaz, mas tem planos de voltar em breve.

 

Outro trabalho que o jovem artista está experimentando é a direção. Ele está com um projeto de um curta-metragem para o cinema com previsão de estreia para 2020.

 

Trabalhar na direção é outra vertente que adoro explorar. Sinto que saio um pouco mais da caixinha e posso me inspirar no macro, pelas coisas que gosto realmente de assistir. É um exercício bacana estar no comando, a gente observa mais. Vou lançar um curta, é meu próximo trabalho como diretor, provavelmente em 2020. Além do curta existem projetos na gaveta, pro próprio público teen, que sonho em montar algum dia”, antecipa João.

 

Destaques na carreira de João Fernandes:

 

* Caminho das Índias (2009) – com o personagem Amarit

* Escrito nas Estrelas (2010) – com o personagem Luizinho

* Cordel Encantado (2011) – com o personagem Nidinho

* Avenida Brasil (2012) – com o personagem Picolé

* Joia Rara (2013) – com o personagem Peteleco

* 1 Contra Todos (2016 até agora) – com o personagem Téo Pardinho

* O Tempo Não Para (2018) – com o personagem Gabiru

*Malhação – Toda Forma de Amar (2019) – com o personagem Tadeu

 

A vida de papai

Bastante discreto fora das telinhas, João Fernandes sabe bem a responsabilidade que enfrentará com o nascimento de seu primeiro filho, Nicolas, fruto do relacionamento com a atriz Mabel e que nascerá ainda no mês de julho.

 

É um momento muito especial. Que caracteriza a formação de uma família. O Nicolas será criado com apenas uma base: amor. A única coisa que quero nessa vida é que ele me ame e tenha orgulho de mim. Farei o possível para isso”, diz o ator que não se assuntou com a paternidade tão jovem: “Fiquei emocionado demais. Sempre foi um sonho e eu sabia que seria difícil, mas preferi sofrer no desenrolar da vida do que por antecipação. Que venha o Nicolas!”.

Contrate este(a) artista!